As melhores propostas e ofertas para passar um divertido Carnaval....

.pesquisar

 

.posts recentes

. Carnaval na Serra da Estr...

. Samba à mesa: Restaurante...

. Bairro Alto Hotel prepara...

. Entrudo: As melhores esca...

. Festas de Carnaval: afina...

. Propostas de hotéis para ...

. Destinos lança “preços a...

. Carnaval em Albufeira pro...

. Carnaval: Saiba onde cele...

. Desporto no Carnaval de L...

.arquivos

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

Domingo, 1 de Janeiro de 2012

Programação de carnaval está cheia de atrações para 2012

Neste fim de semana de adeus a 2011, o Portal D24AM apresenta uma programação do que os foliões deverão ter à disposição no segundo mês do ano.

[ i ]Festa da escolas de samba de Manaus no Sambódromo acontece no dia 18 de fevereiro.

Manaus - Passadas as festividades de Natal e Ano Novo é chegada a hora de cair na folia. Saem de cena as cantigas de Natal, árvores e enfeites. Entram plumas, paetês, alegorias, trios elétricos, confete, enfim, tudo o que compõe uma das maiores festas do mundo: o carnaval.

Neste fim de semana de adeus a 2011, o Portal D24AM apresenta uma programação do que os foliões deverão ter à disposição no segundo mês do ano.

As opções são variadas e trazem desfiles de escolas de samba, blocos, bandas e eventos ‘adaptados’ — como o já tradicional Carnaboi, do governo do Estado. Entre os ritmos, a prioridade fica com sambas e marchinhas, mas a democracia da época abre espaço para axé, pagode, toada, frevo e tudo o que for animar os brincantes.

Carnaval das escolas

Marcado para o dia 18 de fevereiro, o desfile das escolas de samba do grupo especial é o principal evento carnavalesco de Manaus. Desfilarão na avenida do Centro de Convenções (Sambódromo), em ordem de apresentação: Dragões do Império, Mocidade Independente do Coroado, Unidos do Alvorada, A Grande Família, Sem Compromisso, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, Vitória Régia e Balaku Blaku — já na manhã do dia 19.

Dragões e a arte circense

Saciando um desejo antigo do carnavalesco Genivaldo Nascimento, a Dragões do Império trará para a avenida o enredo ‘A história e a magia do circo chegou, vamos sorrir, vamos gargalhar’.

O desfile será dividido em quatro partes. “A primeira falará das origens históricas, enquanto a segunda trará a chegada ao Brasil — por meio dos ciganos”, disse. “No terceiro ato, traremos o próprio picadeiro, com trapezistas, malabaristas, palhaços e motoqueiros do globo da morte. O encerramento é com o Cirque Du Soleil”, completou.

Segundo ele, três ilustres palhaços do Amazonas serão homenageados: Cocada, Palito e Anjinho. “Mais conhecidos como ‘Os três birutas’”, acrescentou.

Coroado homenageia Manaus

Com o enredo ‘Manaus e suas Maravilhas’, a Mocidade Independente do Coroado exaltará a capital amazonense. “Até pelo fato de ela ser subsede para a Copa do Mundo”, ressaltou o carnavalesco Edvaldo Moreira.

Em quatro setores do desfile, Manaus terá suas qualidades evidenciadas por meio da cultura, das belezas naturais, da culinária e da arquitetura. “Iniciaremos com os eventos, como os festivais de jazz, ópera, cinema e teatro, assim como o próprio Carnaval. Em seguida, traremos a Ponta Negra, o encontro das águas e os bosques”, afirmou. “Prosseguimos com a culinária local e encerraremos com o passado (Palacete Provincial) e o presente (ponte do Rio Negro) arquitetônico da cidade”, encerrou. O ex-senador Arthur Virgílio Neto e o artista plástico Moacir Andrade serão homenageados pela escola.

Alvorada ‘conta’ David Assayag

De acordo com os carnavalescos Heroldo Linhares e Varildo Alves, a Unidos do Alvorada traz para 2012 a mitificação do cantor David Assayag. “Com o enredo ‘David Assayag, numa alvorada em azul e branco... um canto de luz’, fazemos uma viagem astral do nascimento à consagração dele, que é um dos nossos maiores talentos locais”, comentou Heroldo.

“Cada setor simbolizará uma fase de sua vida ligada a um dos quatro elementos. O primeiro, chamado ‘Nascimento’, terá a água que o originou; o segundo, ‘Infância’, trará a terra que o nutriu; enquanto o terceiro, ‘A perda da visão’, apresentará o fogo que lhe reconduziu à luz da alma”, explicou Varildo. “A última parte, ‘A intensidade da vida’, retratará o ar, que lhe concedeu o eco do trovão, ou seja, a voz”, finalizou o carnavalesco.

A Grande Família e o futuro

Para ‘Quem disse que o mundo vai acabar? A Grande Família apresenta o futuro...’. “Muito se vê de profecias sobre o fim do planeta na internet, na TV. Com esse enredo, nós mostraremos que isso não passa de especulações”, argumentou o carnavalesco Luizinho Andrade.

Daqui a cem anos, de acordo com a escola, o mundo que conhecemos se sustentará sobre quatro pilares. “A educação, a alimentação, a medicina e as telecomunicações. Cada um estará representado em um setor do desfile”, informou. “No último, traremos as águas dos rios locais e a Floresta Amazônica, bens que, com certeza, ainda existirão no futuro”, assegurou.

A Amazônia árabe da Sem Compromisso

Com o intuito de registrar a presença e a participação árabe na região, a Sem Compromisso criou o enredo ‘A saga árabe no Amazonas - Uma história de vitória, amor e paz’. “Escrevi a sinopse baseado na obra ‘E Deus chorou sobre o rio’, de Elizabeth Azize”, enfatizou o carnavalesco da escola Augusto Maciel.

Em dois momentos, serão abordadas as origens do povo e a chegada na Amazônia. “De início, falaremos de cada país adepto dessa cultura”, disse. “Em seguida, focaremos na região e no fato de, mesmo distantes, essas pessoas ainda manterem seus costumes. Sem falar no destaque que adquiriram na cultura, literatura e comércio”, completou.

Reino Unido e a história de Dom Bosco

Em busca do bicampeonato, a campeã do Carnaval 2011 Reino Unido da Liberdade apostará na história de Dom Bosco. “Com o enredo é ‘Um menino, um sonho, uma obra: o amor de Dom Bosco virou realidade’ tivemos o grande desafio de contar a história do homem cujo legado — a família salesiana — se divide entre 130 países”, observou o carnavalesco Almir Nascimento.

“Em um primeiro momento, falaremos dos sonhos de Dom Bosco e de seus esforços em disseminar os ensinamentos cristãos”, revelou. “Passaremos, em seguida, pelas missões salesianas no mundo, na América Latina e na Amazônia. Os 90 anos do colégio que leva o seu nome também serão lembrados”.

Aparecida e o fim do mundo

Contrariando as expectativas animadoras d’A Grande Família, a Mocidade Independente de Aparecida põe o futuro da Terra nas mãos da humanidade. “Com o enredo ‘MMXII’ aproveitamos a polêmica sobre o fim do mundo previsto pelos Maias e falamos da mudança de postura dos homens como única saída para a salvação”, resumiu o carnavalesco Saulo Borges.

Em cinco setores do desfile, a escola mostrará (1) o fim do mundo — “Profecias e a transformação do planeta”, citou —, (2) os sentimentos ruins, (3) as pessoas que lutam em defesa do meio ambiente, (4) o povo amazonense como modelo  e (5) o planeta modificado por essa alteração de comportamento.

Vitória Régia e exaltação do Sambódromo

Palco não somente dos desfiles das escolas de samba, o Centro de Convenções é alvo de homenagem da Vitória Régia. “O enredo é ‘Um mundo mágico chamado Sambódromo’. A ideia surgiu da necessidade de exaltá-lo como local democrático do sagrado e do profano”, explicou o carnavalesco Dudson Carvalho.

A primeira parte do desfile  apresentará o mundo de sonhos oferecido pelo local. “Na segunda, abordaremos a música, por meio dos shows de todos os gêneros”, disse, anunciando os eventos cívicos como o terceiro ‘ato’. “Passamos pelo carnaval, que é o evento principal e encerramos com uma homenagem ao idealizador do centro, que foi o ex-governador Gilberto Mestrinho”, encerrou.

Um ‘gole’ de Balaku Blaku

No intuito de celebrar a criação de uma das bebidas mais populares do mundo, a Balaku Blaku traz o enredo ‘Embriagados de alegria, nós vamos ficar... com a cerveja mais gostosa é só comemorar’. “A intenção é saciar essa curiosidade pela origem da bebida, da antiguidade até a atualidade”, explicou o carnavalesco Fabiano Fayal.

Com apoio da cerveja Kaiser, a escola contará com quatro setores. “Começaremos com a origem, passando pela chegada e expansão no Brasil, e encerraremos com tudo aquilo que não pode faltar com relação à cerveja, como mensagens de cunho social, por exemplo”, encerrou o carnavalesco.

Eventos, blocos e bandas

Em complemento ao roteiro de carnaval do PLUS, estãos as demais folias do mês de fevereiro, com destaque para o Carnaboi.

Banda ‘Imprensa que eu gosto’ (4/2)

Para não competir com a Bica, a banda ‘Imprensa que eu gosto’, mais conhecida como a dos jornalistas, ocorrerá no dia 4 de fevereiro. “Teremos a posse da nova diretoria, dia 14 de janeiro, e durante o evento lançaremos o CD com a marchinha oficial”, informou o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (SJPAM), Wilson Reis.

O local, diferentemente dos anos anteriores, será no Olímpico Clube, a partir das 17h. “A composição saiu de várias mãos, mas a interpretação ficou com David Assayag”, informou, ressaltando que o tema será a questão do diploma de jornalista.

Banda da Bica (11/2)

Também com divergência, mas em relação à tradicional marchinha, a Banda da Bica (cuja concentração é no Bar do Armando - Rua 10 de Julho - Centro) marca o ‘sábado magro’ de carnaval. “Sou de um grupo da diretoria que prefere falar do ‘Alfredo Buchada de Bode no Ministério dos Transportes’. A marchinha até está pronta”, afirmou Mário Adolfo, um dos compositores e membros da diretoria.

Segundo ele, outra ala da banda, no entanto, prefere falar de um suposto relacionamento entre uma deputada federal e um desembargador. “É pessoal demais. Falta o apelo público. Não gosto nem de mencionar os nomes dos dois”, esquivou-se. Para Mário, outro ponto que deve ser resolvido é sobre o tradicional desfile da banda, deixado de lado há dois anos.

Banda da Difusora (11/2)

Simultaneamente à Bica, outra banda tradicional que marcará o ‘sábado magro’ é a da rádio Difusora (Avenida Eduardo Ribeiro). Criado há 16 anos, o evento já possui entre as atrações confirmadas a bateria da escola de samba Vitória Régia e Júnior e Banda.

Banda do Boulevard (12/2)

Tradicional e popular, a Banda do Boulevard passa por indefinição quanto a 2012. “Depende de recurso e não há como eu bancar o patrocínio nesse ano. Vamos esperar até a segunda quinzena de janeiro e saberão se haverá ou não”, afirmou Manoel do Carmo Chaves Neto, o ‘Maneca’, um dos membros da diretoria.

Bhanda da Bhaixa da Hégua (12/2)

Em férias no Caribe, a tradicional ‘hégua’ retornará a Manaus a tempo de comemorar o carnaval no bairro  Educandos. Quem assegurou foi o presidente da Bhanda da Bhaixa da Hégua, Alcides Castro. “Antes, no segundo domingo de janeiro, faremos um bingo para arrecadar fundos para a folia. No domingo seguinte, teremos um esquenta e a escolha da rainha”, anunciou.

Galo de Manaus (18/2)

Aos pernambucanos saudosos pelo maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, a pedida em Manaus é a versão local. “Teremos o mesmo trajeto que dos anos anteriores, partindo do Eldorado rumo ao Dom Pedro”, informou o organizador Theo Alves. Criado em 2004, o bloco alcançou seu auge em 2011 com a participação de 30 mil foliões.

Bloco das Piranhas (19/2)

Enquanto se resolve o imbróglio sobre o local para realização, o Bloco das Piranhas, o mais tradicional da cidade, comemorará 32 anos em 2012. “Temos como alternativas o Manaus Show Clube, o CSU do Parque 10 — que depende de autorização da Prefeitura —, a pista de arrancada de Iranduba e o próprio Sambódromo”, listou o diretor Marcos Botelho.

Carnaboi (20 e 21/2)

Marcada para os dias 20 e 21 de fevereiro, no Centro de Convenções de Manaus, a folia carnavalesca regada a doses de toada será antecedida — e acompanhada — pela Feirinha do Tururi (que começará no dia 7 do mesmo mês e se encerrará concomitantemente ao evento).

fonte:http://www.d24am.com/

tags:
publicado por adm às 15:12
link do post | comentar | favorito

.tags

. açores

. actualidade

. albufeira

. alcobaça

. algarve

. almancil

. atores

. brasil

. carnaval

. carnaval da madeira

. carnaval do recife

. carnaval na bahia

. carnaval no algarve

. celebridades

. covilhã

. famosos

. faro

. figueira da foz

. fortaleza

. gaia

. guarda

. lisboa

. loulé

. loures

. madeira

. mangualde

. matosinhos

. nazaré

. noticias

. ovar

. paris

. porto

. portugal

. quarteira

. rainha do carnaval

. recife

. rei do carnaval

. rio

. rio de janeiro

. rio preto

. sambódromo

. serra da estrela

. setúbal

. torres vedras

. todas as tags

.links

.subscrever feeds